O INE

Qual o horário de atendimento ao público do INE?
O horário de atendimento ao público é das 8h00m às 15h30m, de segunda à quinta-feira e das 8h00m às 15h00m as sextas-feiras.

 

Onde está localizado o INE?
O INE tem a sua sede em Luanda, na Avenida Ho-Chi-Minh, dispondo de serviços provinciais em todo o país. Os contactos podem ser acedidos na opção contactos, no nosso portal.

 

Como produzem os dados estatísticos?
De um modo geral a informação estatística produzida pelo INE tem por base operações estatísticas primárias (inquéritos) ou operações estatísticas derivada (as estatísticas derivadas resultam na produção de informação estatística a partir de informação de base já existente).

 

O que são dados confidenciais sujeitos ao segredo estatístico?
Dados estatísticos confidenciais são aqueles cuja leitura permite conhecer, directa ou indirectamente, informação de carácter individual, encontrando-se a sua divulgação limitada pelo princípio do Segredo Estatístico, consagrado na Lei do SEN n.º 3/11, de 14 de Janeiro.

 

Porque que razão classificam alguns dados como confidenciais?..
Os dados são classificados como confidenciais por imperativos legais (Lei do SEN - n.º 3/11, de 14 de Janeiro, Artº 11º), de forma a proteger a confiança de todos aqueles que cedem a sua informação individual apenas para a continuação dos fins do Sistema Estatístico Nacional.

 

Quem decide que os dados são confidenciais?
Existem regras gerais convencionadas que devem ser aplicadas pelos estaticistas sempre que trabalham a informação visando a sua divulgação genérica. Essas regras permitem determinar qual a informação confidencial que se encontra protegida pelo princípio do Segredo Estatístico.

 

O INE pode fornecer dados individuais de pessoas?
Não. A Lei do Sistema Estatístico Nacional, n.º 3/11, de 14 de Janeiro, Artº 11º não permite a divulgação de dados individuais de nenhuma operação estatística.

 

Com que regularidade é actualizada a informação estatística?
A informação está sempre actualizada. Sempre que o INE produz nova informação estatística, esta é de imediato, carregada no portal, ficando disponível num espaço de tempo muito curto.

 

Os indicadores disponíveis no portal do INE são os mais recentes?
Os indicadores disponíveis no portal correspondem aos mais importantes indicadores estatísticos, sendo estes actualizados regularmente e com a informação mais recentemente disponibilizada.

 

É possível solicitar ao INE informação para além da que é divulgada no Portal?
Sim. O INE pode disponibilizar mais informação, com maior nível de desagregação ou resultante de cruzamentos de variáveis, a partir de pedidos específicos dos utilizadores, que devem ser feitos no Portal ou por carta a ser entregue no edifício sede do INE. A satisfação desses pedidos está sujeita a tarifação, que depende do volume de trabalho associado; os eventuais custos são definidos de acordo com o tarifário em vigor. Para cada pedido nestas circunstâncias, é elaborado um orçamento.

 

Tenho de pagar para obter informação estatística no portal?
Não. O acesso, consulta e extracção de toda a informação estatística constantes do Portal é totalmente gratuito. Apenas pedidos de informação à medida que impliquem um processamento específico de informação pelo INE estão sujeitos a tarifação.

 

Onde posso deslocar-me para consultar dados?
Para acesso a toda a informação estatística produzida pelo INE, pode consultar o Portal do INE ou pode consultar informação na biblioteca do INE (no edifício sede).


Censos

 

Que tipo de Censos Existem?

Os tipos de Censos que existem são: Censo da População e Habitação, Censo Agrícolas e Piscatórios, Censos Empresariais, etc. Os mais comuns são os Censos Demográficos.

 

Qual o objectivo do Censo?

O recenseamento visa melhorar o conhecimento das características da população e habitação e contribuir para a consolidação das intervenções públicas e privadas no contexto das políticas de desenvolvimento, ou seja, teremos a real fotografia da população e das habitações hoje para podermos preparar o futuro.


O que é o Censo da Habitação e População?
E um processo de recolha de recolha, processamento, análise e difusão de dados estatísticos sobre a situação demográfica, social e económica da população, assim como as suas condições de habitabilidade.

 

Por que os dados do Censo são tão importantes?
Os dados do censo são fundamentais para a elaboração do diagnóstico nacional das condições de vida da população num dado momento. De igual modo, entre outros fins, permite auxiliar a execução e avaliação das políticas, podendo ser utilizados por diversos grupos.

 

Depois da Independência já levamos a cabo quantos Censos?
O INE em 1983 fez uma tentativa de realização do censo, mas as condições não eram as ideais, pois o país encontrava-se em guerra, não se tinha acesso a diversas regiões. Por isso o censo ocorreu apenas em quatro províncias – Luanda, Huila, Huambo e Malanje.

 

O Censo interfere na representação política?
Sim. São os resultados do Censo que fornecem as referências para as estimativas populacionais, com base nas quais é definido o número de deputados provinciais.

 

Como a iniciativa privada utiliza os dados do Censo?
Os dados do Censo fornecem princípios para as decisões de investimentos do sector privado, como a selecção de locais para a instalação de fábricas, centros comerciais, escolas, creches, cinemas, restaurantes etc.