Seguem as visitas aos Serviços Provinciais do INE (SPINEs) desde ontem 14 de abril, nas províncias do Cunene, Namibe e Huíla nessa segunda etapa de constatação pelo País.
A visita liderada pelo Director Geral do Instituto Nacional de Estatística, Joel Futi, está a avaliar o funciomento dos SPINEs e reforçar o nível de cooperação com os diferentes Governos províncias. “Parceiros imprescindíveis no processo de recolha da informação estatística”. Referiu o Director Geral.
O Director, neste quadro de cooperação, já manteve encontro com a Governadora do Cunene, Gerdina Didalelwa, para agradecer o apoio institucional prestado por aquele governo provincial nas diversas operações estatísticas em curso naquela parcela do território nacional.
“O INE pretende potencializar o funcionamento dos SPINEs através do fomento de maior interação entre a Direção Central e os seus Serviços Provinciais”. Deu nota Joel Futi. Pois, “pretende alcançar resultados mais eficazes no cumprimento das suas actividades estatísticas em todo o território nacional.”
A delegação finalizou as actividades na província com a visita ao local das futuras instalações do SPINE - Cunene e um encontro de auscultação com os funcionários do INE nas terras do Rei Mandume.
Os trabalhos seguiram com a visita ao Hospital Simione Mucuni podendo obter uma radiografia das actividades efectuados por aquela unidade Hospitalar.
A delegação dará continuidade à missão de campo com visitas oficiais as províncias da Huíla e Namibe nos próximos dias.
Instituto Nacional de Estatística, aos 15 de Abril de 2025
Notícias relacionadas