O Instituto Nacional de Estatística (INE) em parceria com o Ministério da Saúde (MINSA), está a disseminar oficialmente o relatório dos resultados do segundo Inquérito de Indicadores Múltiplos e de Saúde, designado IIMS 2023 - 2024, em todo o território nacional.
O IIMS 2023, permitiu conhecer e disponibilizar indicadores actualizados do país, sobre fecundidade, mortalidade, saúde reprodutiva, prevalência do VIH/SIDA, Hepatite B, Malária, Anemia, violência doméstica e outras Infecções Transmitidas Sexualmente (ITS). Estas informações contribuirão para a monitorização e avaliação do Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário (PNDS 2012-2025), bem como monitorar o progresso dos (ODS) para aferir o desenvolvimento do País.
O Inquérito contou com o apoio e assistência técnica e financeira de parceiros de cooperação como o Banco Mundial, através do Projecto de Melhoria dos Sistemas de Vigilância Regional (REDISSE IV), da Federação Internacional de treinamento(ICF), através do Programa de Inquéritos Demográficos e de Saúde, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) e da Agência das Nações Unidas para o Desenvolvimento (USAID).
INE, Departamento de informação e Difusão, aos 10 de Julho de 2025