Imagem
13
Ago

Apresentação dos Resultados do Inquérito ao Emprego em Angola do II Trimestre 2025

DEPARTAMENTO DE INFORMAÇÃO E DIFUSÃO

 

COMUNICADO 

 

O Instituto Nacional de Estatística (INE) informa que, na próxima sexta-feira 15 de Agosto do corrente ano, pelas às 14H00, procederá a divulgação dos resultados do Inquérito ao Emprego em Angola (IEA), referentes ao segundo trimestre de 2025.

 

Desde 2019, o INE realiza o IEA com o objectivo de caracterizar trimestralmente a população face ao mercado de trabalho. Para os trimestres a seguir, deve-se alinhar às novas metodologias. A partir do próximo trimestre será actualizada a amostra do IEA, em função da conclusão da nova amostra mãe resultante do RGPH de 2024. Por outro lado, a partir do quarto trimestre do ano em curso, o INE fará uma revisão metodológica das estatísticas de emprego, com a adopção das resoluções da Conferência Internacional das Estatísticas do Trabalho (CIET), nomeadamente:



·         19.ª Resolução (2013): emprego, desemprego e subutilização da força de trabalho;

·         20.ª Resolução (2018): relações de trabalho;

·         21.ª Resolução (2023): estatísticas da população com emprego informal.


A adopção destas resoluções representa um passo importante para a melhoria da qualidade e comparabilidade das estatísticas do trabalho em Angola, permitindo uma leitura mais abrangente do mercado de trabalho.

 

Este avanço metodológico está também alinhado com a implementação do Observatório Nacional do Emprego (ONE), criado ao abrigo do Decreto Presidencial n.º 66/23, de 6 de Março de 2023, no âmbito do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.

 

O INE convida todos os interessados a acompanhar a sessão pública de divulgação dos novos resultados, a realizar-se no Edifício sede do INE, Anfiteatro Maria Ferreira.

Estamos inteiramente disponíveis para prestar qualquer esclarecimentos por via dos seguintes contactos: geral@ine.gov.aoeugenia.tavares@ine.gov.aoTelemóvel: 941 389 599/924 15 64 23.


DEPARTAMENTO DE INFORMAÇÃO E DIFUSÃO, Luanda, aos 13 de Agosto de 2025.