O Instituto Nacional de Estatística (INE) realizou, nesta sexta-feira, 26 de Setembro, a cerimónia de encerramento da formação geral dos agentes de campo e o lançamento oficial do Inquérito sobre Despesas, Receitas e Emprego em Angola (IDREA) 2025/2026, na província do Huambo.
A cerimónia, realizada no Auditório do CEFOJOR, contou com a presença da direcção geral do INE, respectivamente Joel Futi, Director Geral, Anália Silva e Teresa Spínola, Directoras Gerais Adjuntas, Chefes de Departamentos, responsáveis provinciais, representantes do Governo Provincial do Huambo, autoridades locais e sociedade civil.
Durante a sua intervenção, o Director Geral do INE, Joel Futi, destacou a importância estratégica do IDREA para o país, informando que a recolha de dados terá a duração de um ano, com início a 30 de setembro de 2025 e término a 26 de agosto de 2026. O inquérito tem como principal objetivo compreender as condições de vida das famílias angolanas e produzir estatísticas fiáveis que apoiarão o planeamento e avaliação de políticas públicas.
A operação estatística irá abranger mais de 15 mil agregados familiares em todas as províncias de Angola, incluindo áreas urbanas e rurais. Os agentes de campo, agora capacitados, irão recolher dados detalhados sobre: Educação e formação profissional; Habitação e acesso a serviços; Saúde e emprego; Receitas e despesas familiares; Agricultura, pecuária e pesca; Registo de nascimento e outras dimensões socioeconómicas.
Os dados recolhidos permitirão ao país, actualizar o perfil de pobreza; estimar o consumo das famílias para fins das Contas Nacionais; actualizar a base de ponderação do Índice de Preços no Consumidor (IPC) e reforçar a compreensão sobre o mercado de trabalho e o nível de emprego.
Para o sucesso do IDREA, contamos com a colaboração activa das famílias, bem como do apoio da Polícia Nacional, dos governos provinciais, das administrações municipais e das autoridades locais. A operação é financiada pelo Governo de Angola, reafirmando o compromisso com a produção de dados estatísticos de qualidade para o desenvolvimento sustentável do país.
O INE apela à total colaboração dos cidadãos selecionados para participarem no inquérito, garantindo o fornecimento de informações verdadeiras e completas, fundamentais para a construção de políticas públicas mais eficazes e orientadas às reais necessidades da população.
INE, Departamento de Informação e Difusão, Setembro 2025