Imagem
24
Out

INE Participa na Cerimónia de Lançamento das Estatísticas de Finanças Públicas

Aos 17 de Outubro de 2025, o Ministério das Finanças, através do seu Gabinete de Estudos, Planeamento e Relações Internacionais, realizou nesta sexta-feira, no auditório do Banco de Poupança e Crédito (BPC), a apresentação oficial dos Resultados da Migração das Estatísticas das Finanças Públicas de acordo com o seu manual padrão, GFSM 2014 (Government Finance Statistics Manual 2014).

O evento foi realizado sob o lema: “Construindo o Futuro das Finanças Públicas, Migrando para o GFSM 2014”, contou com a presença de distintas entidades governamentais, especialistas nacionais e parceiros internacionais.

A sessão de abertura foi presidida pela Secretária de Estado para o Orçamento Juciene de Sousa, que destacou a importância da modernização e harmonização das estatísticas das finanças públicas com as normas internacionais, reforçando a transparência e a credibilidade da gestão das contas públicas de Angola.

Durante o acto, foi realizado o lançamento oficial das estatísticas das finanças públicas, com uma apresentação sobre alterações metodologias feita pela Chefe do Departamento de Estatísticas das Finanças Públicas do Ministério das Finanças, Chaney John, que abordou os resultados da migração e a adaptação ao novo quadro metodológico GFSM 2014.

O programa incluiu ainda a assinatura de um memorando de entendimento entre o Instituto Nacional de Estatística (INE) e o Ministério das Finanças (MINFIN), representados respectivamente, pelo Director Geral do INE, Joel Futi e Director do Gabinete de Estudo, Planeamento e Relações Internacionais, Patrício Neto.

Seguiu-se um painel de discussão sobre o impacto da migração das estatísticas das Finanças Públicas na formulação das políticas macroeconómicas. O painel reuniu especialistas do Ministério das Finanças, Ministério do Planeamento,  Banco Nacional de Angola, Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial.

A sessão foi moderada por Fernandes Wanda, Coordenador do Centro de Investigação Social e Económica da Universidade Agostinho Neto.

O acto de encerramento esteve a cargo do Director-Geral do INE que sublinhou o compromisso da instituição em continuar a colaborar para a qualidade e fiabilidade das estatísticas públicas, como instrumento essencial para o planeamento económico e comparabilidade internacional.

Na ocasião deu nota sobre a importância do marco assinalado nesse dia, porquanto, as estatísticas das Finanças Públicas é uma peça chave que faltava para a harmonização do Sistema Estatístico Nacional com os manuais de padrão Internacional.

Terminou a sua intervenção reforçando o compromisso firmado com o Ministério das Finanças na produção e disseminação de estatísticas de Finanças Públicas sólidas e fiáves, e tendo agradecido a todos quanto contribuíram para este feito.


Departamento de Informação e Difusão do INE.