Imagem
28
Out

INE de Angola e INE de Moçambique Reforçam Cooperação Bilateral

O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Angola iniciou ontem uma visita de trabalho ao Instituto Nacional de Estatística de Moçambique, marcada pela assinatura de uma Adenda ao Memorando de Entendimento entre as duas instituições.

Durante o encontro oficial de abertura dos trabalhos, o Director-Geral do INE de Angola, Joel Futi, destacou a importância de estreitar as relações institucionais, alargar as áreas de cooperação e promover uma actuação coordenada entre os dois institutos, com vista à troca de experiências e ao fortalecimento das capacidades estatísticas dos dois países.

Por sua vez, a Presidente do INE de Moçambique, Eliza Mónica Ana Magaua, fez uma apresentação histórica e um enquadramento sobre a estrutura orgânica e funcional da instituição que dirige, ressaltando a sua independência técnica, bem como as áreas de cooperação e os produtos estatísticos compilados e divulgados pelo instituto.

O primeiro dia da visita incluiu um encontro de abertura, terminou com a assinatura da Adenda ao Memorando de Entendimento, que formaliza o compromisso de cooperação técnica e institucional entre as autoridades nacionais de estatística de Angola e Moçambique.

Nos dias seguintes, a agenda prevê encontros técnicos sobre o processo censitário, política de difusão e estatísticas sociais, incluindo emprego e dados vitais. O último dia será dedicado a estatísticas económicas (PIB, IPC e outras) e à concertação sobre o Projecto do Banco Mundial, reforçando a importância da cooperação para o desenvolvimento de projectos estratégicos.

A missão, iniciada nesta segunda-feira, terá a duração de três dias e termina na quarta-feira, com a realização de vários encontros temáticos previamente agendados.


Departamento de Informação e Difusão do INE