Imagem
24
Set

Índice de Preços no Produtor, II Trimestre 2021

Os resultados apresentados abaixo mostram, provisoriamente, a evolução dos preços da actividade industrial realizada no país durante o II Trimestre de 2021.

 

A taxa de variação Homóloga do IPP, durante o II Trimestre de 2021, fixou-se em 78,3%, influenciada pela variação de preços dos produtos e serviços da Secção das “Indústrias Extractivas” com 84,2%, “Indústria Transformadora” com 24,9%. Na Secção das “Indústrias Extractivas”, as actividades que tiveram maior variação de preços neste periodo foram as de “Extracção de Petróleo e Gás” com 126,2%. A Secção da “Producão e Distribuição de Electricidade, Gás e Vapor” e “Captação, Tratamento e Distribuição de Água” apresentaram variações homóloga nula.

 

Analisando por tipo de bens, os “Produtos de Energia” foram os que tiveram maior variação de preços com 67,2%, seguido dos “Bens de Consumo” com 29,1% e os “Bens Intermédios” com 17,7%.

 

Os Preços da actividade Industrial registaram no II Trimestre de 2021, com relação ao Trimestre anterior uma variação de 10,2%, influenciada pela variação positiva de preços dos produtos e serviços da Secção das “Indústriais Extractiva” com 10,9% e a secção das “Indústrias Transformadoras” com 1,9%. A secção de “Produção e Distribuição de Electricidade” e “Captação, Tratamento e Distribuição de Água” registaram variação nula.

 

No que se refere as categorias de bens, os “Produtos de Energia” foram os que tiveram maior variação com 11,0%, seguido dos “Bens de Consumo” com 5,2% e dos “Bens Intermédios” com 1,8%.