Imagem
23
mai

Inquérito ao Emprego Angola, Maio 2022

Com a publicação do Relatório do Inquérito ao Emprego em Angola (IEA), o Instituto Nacional de Estatística coloca a disposição da sociedade, informação sobre a caracterização da população face ao mercado de trabalho referente ao ano de 2022. O IEA está inserido no Projeto Estatístico de Angola financiado pelo Banco Mundial e faz parte do Plano de Actividades do INE no âmbito da Estratégia Nacional de Desenvolvimento Estatístico (ENDE) 2015-2025.

O IEA é um inquérito por amostragem, dirigido a população residente em habitações familiares. Os dados foram ponderados, tendo por referência as estimativas da população residente em Angola para o meio do ano de 2022, calculadas a partir dos resultados definitivos do Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH) 2014 e da Projeção da População para o período 2014-2050.

Sendo os dados ponderados, de acordo com as estimativas da população de Angola, este facto introduziu casas decimais, devido aos efeitos de arredondamento no cálculo das variáveis. Assim, alertamos aos usuários que os totais calculados de forma manual poderão apresentar pequenas diferenças devido aos efeitos de arredondamentos.

Os resultados do IEA apresentados neste relatório, servem de suporte à monitoria dos indicadores sobre emprego e desemprego, assim como para sustentar a formulação de políticas públicas e avaliação dos programas sociais em particular sobre a criação de emprego e redução da pobreza em Angola.

Finalmente, o INE agradece a forte participação da população em particular os agregados familiares que fizeram parte da amostra deste inquérito e prontamente responderam as perguntas que constam no questionário. Igualmente estende os seus agradecimentos a todos os agentes de campo que, incansavelmente andam pelo país adentro ao encontro dos agregados seleccionados.