Imagem
2
Out

Contas Nacionais Trimestrais (PIB), II Trimestre 2023

O Instituto Nacional de Estatística (INE) coloca a disposição dos utilizadores a Folha de Informação Rápida (FIR) referente às Contas Nacionais do II trimestre de 2023. A FIR apresenta a taxa de crescimento trimestral com ajuste sazonal, variação homóloga, taxas de crescimento acumuladas ao longo do ano, taxa de variação acumulada nos últimos quatro trimestres e variação do PIB a preços corrente.


A presente FIR traz para os utilizadores informações básicas para a compreensão do processo, através de uma breve nota metodológica, os principais resultados apurados e suas fundamentações, quadros gerais derivados e um conjunto de conceitos para facilitar o entendimento do conteúdo.

 

BREVES NOTAS METODOLÓGICAS

 

O processo de ajuste sazonal pode ser realizado de duas formas:

 

Método directo: o ajuste sazonal é feito directamente nas séries agregadas e desagregadas;

 

Método indirecto: o ajuste sazonal é feito nas séries desagregadas, que são agregadas para compor a série agregada ajustada sazonalmente.

 

Devido ao método de encandeamento utilizado na compilação das Contas Nacionais Trimestrais, escolheu-se o método directo para ajustar sazonalmente as séries trimestrais.

 

As séries temporais originais (não ajustadas) foram carregadas no software JDemetra+ 2.1.0 para a realização das etapas de Ajuste Sazonal.

 

De acordo com as recomendações vindas do mais recente relatório do Centro Regional de Assistência Técnica para a África Austral (AFS), ajustou-se sazonalmente os dados da série do primeiro trimestre de 2014 ao segundo de 2023. O ajuste sazonal foi realizado usando a implementação X-13 ARIMA do JDemetra + e a especificação RSA1c.

Foi criado um Calendário Nacional para verificar se as especificações nacionais têm algum impacto no processo do ajuste sazonal.

 

Outra nota importante tem a ver com o facto desta série, assumir a partir desta publicação, a nova estrutura do Índice de Preços no Consumidor Nacional (IPCN) de Dezembro de 2020 e a introdução do Imposto do Valor Acrescentado (IVA) na contabilização dos Impostos sobre produtos, na nomenclatura das Contas Nacionais.

 

Maiores detalhes metodológicos encontramos no Manual das Contas Trimestrais do FMI. https://www.imf.org/external/pubs/ft/qna/