Imagem
29
Jan

Módulo Uso do Tempo Inquérito ao Emprego em Angola (IEA), IV Trimestre 2022

O Instituto Nacional de Estatística (INE), no âmbito da realização do Inquérito trimestral ao Emprego em Angola, 2019 (IEA), acoplou o módulo sobre o uso do tempo ao questionário no quarto trimestre de 2019, (lista curta com a descrição de actividades domésticas não remunerada). O mesmo foi aplicado a todas as pessoas com 15 ou mais anos de idade, solicitando o número de horas dedicadas por semana em diversas actividades exercida no próprio agregado familiar ou no agregado familiar de outrem (questionário do IEA, secção 11).

 

Os inquéritos sobre a força de trabalho, investigam também quatro outras formas de trabalho definidas pela 19ª Conferência Internacional dos Estatísticos do Trabalho – CIET promovida pela Organização Internacional do Trabalho – OIT em 2013. Dentre elas, destacam-se os i) afazeres domésticos, ii) o cuidado de pessoas, iii) o trabalho voluntário e iv) a produção para o consumo próprio.

 

As actividades consideradas como afazeres domésticos são agrupadas em oito conjuntos, assim identificados: i) preparar ou servir os alimentos, arrumar a mesa ou lavar a louça; ii) cuidar da limpeza ou manutenção de roupas e sapatos; iii) fazer pequenos reparos ou manutenção da habitação, da viatura, de electrodoméstico ou outros equipamentos; iv limpar ou arrumar a habitação, a garagem, o quintal, ou o jardim; v) cuidar da organização da habitação (pagar contas, contratar serviços, orientar empregados domésticos); vi) fazer compras ou pesquisar preços de bens para o agregado; vii) cuidar dos animais domésticos; e viii) outra tarefas domésticas.

 

Por limitação de questões inseridas no questionário, nesta publicação serão apresentadas de forma resumida algumas características de três formas de trabalho nomeadamente, i) afazeres domésticos, ii) o cuidado de pessoas, iii) a produção para o consumo próprio referentes ao quarto trimestre do ano de 2019.