A superação da crise desencadeada pela covid-19 impôs desafios e demandas ao Subsistema do Ensino Superior, que precisou se reestructurar diante da nova conjuntura, através do reforço da legislação, do redimensionamento das IES e do ajustamento do calendário académico. Essa reestruturação envolveu uma resposta mais eficaz às necessidades da comunidade e dos beneficiários dos serviços oferecidos pelas entidades do SBES.
Para entender o desenvolvimento e as particularidades desse subsistema, é fundamental a recolha e análise minuciosa de dados estatísticos. As conclusões extraídas desses dados são essenciais não apenas para a criação de políticas públicas que promovam o progresso do ensino superior, mas também para que as instituições de ensino superior possam tomar decisões bem-informadas, resultando em benefícios para toda a sociedade.
O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) compila anualmente diversos indicadores que espelham a evolução do subsistema de ensino superior com base às informações fornecidas pelas IES que incluem: i) o número de candidatos inscritos para o exame de acesso ao ensino superior (um processo selectivo para novos estudantes); ii) o número de graduados; iii) o total de estudantes matriculados nos níveis de graduação e pós-graduação; iv) informações sobre bolsas de estudo, tanto internas quanto externas; e v) dados relativos aos recursos humanos, incluindo docentes, investigadores e pessoal técnico-administrativo.
A recolha e validação dos dados foram realizadas tanto a nível central quanto nas Instituições de Ensino Superior, por via de sete Registos Primários - Bases de Dados: Vagas, Acesso, Matrícula, Graduados, Pós-Graduados, Bolsas e Recursos Humanos, com recurso a ficheiros de intercambio no formato Excel.
As Instituições de Ensino Superior, juntamente com os estudantes e funcionários, constituem as Unidades Estatísticas adoptadas. O processamento abrangeu todos os níveis de agregação, desde a unidade referida até o nível mais amplo, que é o país.
A produção e a partilha dessas informações dependem essencialmente da colaboração das Instituições de Ensino Superior (IES). Contudo, importa para uma disponibilização atempada de dados, a persistência dos administradores das IES em assegurar que os responsáveis pela recolha de dados sejam meticulosos e assíduos no envio das informações requeridas.
Manifestamos o nosso sincero apreço pelo empenho colectivo que viabilizou a elaboração e a partilha destes dados estatísticos.
Link Download : Anuário Estatístico do Ensino Superior 2021-2022, 2025