Índice de Preços de Materiais de Construção: Indicador económico que reflecte a variação dos preços dos principais materiais que intervém na actividade de construção e transformação de edifícios para qualquer fim e a Promoção imobiliária, Engenharia civil, trabalhos especializados de construção como demolição e preparação dos locais de construção, instalação eléctrica, acabamento de edifícios e outras obras, excluindo a promoção imobiliária, os custos da mão-de-obra e aluguer de equipamento, inerentes aos custos da construção.
Estabelecimentos: É a unidade de observação cuja actividade económica é produtora ou comercial, que comercializa produtos que são utilizados na construção. Estas unidades são estabelecimentos de maior volume de vendas, dando garantias de continuidade e de fácil acesso aos compradores.
W x = Ponderador da Classe ou Produto
Estrutura de Ponderação: Reflecte a importância dos produtos que entram na composição do cabaz do IPMC. A Ponderação dos materiais que participam na actividade da construção, foram obtidas através dos valores da produção nacional e das importações dos materiais que intervém no processo da construção, com a excepção dos produtos que não são comercializados ou vendidos no mercado interno.
Amostra: O tamanho da amostra é de 140 diferentes tipos de materiais para a construção, de origem nacional e importado.
Selecção dos Produtos nacionais: Utilizaram-se diferentes fontes de informação: Contas Nacionais, Inquéritos de Produção industrial.
Selecção dos Produtos Importados: Foram utilizados os dados de Comércio Externo do INE proveniente da Administração Geral Tributária.
Link Download : Nota Metodológica - Índice de Preços de Materiais de Construção, Fevereiro 2025