Imagem
18
Jul

Índice de Produção Industrial (IPI), Maio 2025

O Instituto Nacional de Estatística (INE) coloca à disposição do público o “Boletim do Índice de Produção Industrial (IPI)” referente ao mês de Maio de 2025, com o novo ano base 2019 e estrutura de ponderadores. Tratam-se dos resultados preliminares, de modos que os definitivos serão apresentados no respectivo Anuário.

O INE informa que doravante os resultados do IPI passam a ser divulgados numa base mensal, ao invés de trimestral como ocorria até ao ano passado.

Os índices que compõem o IPI estão especificados por ramos de actividade de acordo com a CAE Rev. 2 e incorporam o Volume de Negócio, assim como os grandes agrupamentos de categorias económicas, de acordo com os tipos de bens produzidos, nomeadamente, Bens Intermédios, Bens de Investimentos, Bens de Consumo e Bens de Energia.

O IPI comporta uma amostra de 391 estabelecimentos a nível nacional, distribuídos da seguinte forma: Luanda com 178, Huíla com 26, Cuanza Sul com 23, Bengo com 20, Benguela com 18, Huambo com 13, Malanje com 13, Uíge com 13, Lunda Sul com 12, Cuanza Norte com 11, Lunda Norte com 11, Namibe com 11, Cabinda com 10, Cuando Cubango com 9, Cunene com 9, Zaire com 8 e Bié e Moxico com 3 cada.

Quanto à representatividade da amostra, conforme se pode observar, Luanda é a província que concentra maior número de empresas com cerca de 46% do total.