Imagem
13
Ago

índice de Preços no Consumidor Nacional (IPCN), 2025

O Instituto Nacional de Estatística (INE) iniciou a produção do Índice de Preços no Consumidor (IPC) em Janeiro de 1991, tendo como período-base Dezembro de 1990, abrangendo, à época, apenas a província de Luanda.

 

Em Março de 2012, o IPC foi alargado a mais seis províncias, nomeadamente: Cabinda, Cunene, Benguela, Huíla, Huambo e Namibe. Nesta fase, procedeu-se também à actualização da base de ponderação, fixando-a em Dezembro de 2011. Em Janeiro de 2015, iniciou-se a compilação sistemática do Índice de Preços no Consumidor Nacional (IPCN) para as 18 províncias, actualizando-se a base para Dezembro de 2014. Posteriormente, entre Março de 2018 e Fevereiro de 2019, com a realização do Inquérito sobre Despesas e Receitas (IDR), actualizou-se a base de ponderação do IPCN para Dezembro de 2020. De acordo com as recomendações internacionais, os ponderadores do IPC e o respectivo cabaz de bens e serviços devem ser actualizados de cinco em cinco anos, por meio da realização do Inquérito sobre Despesas e Receitas aos agregados familiares.

O sistema de recolha de dados do IPC apresenta ampla cobertura nacional, garantindo a representatividade dos pontos de venda em todo o território, com base numa amostra de 1.193 estabelecimentos comerciais e mercados.