Os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um grande desafio para os países implementarem acções que permitam melhorar as condições de vida das populações até 2030. Para que este caminho seja feito com sucesso é necessário que o Governo de Angola adopte medidas específicas integradas para o desenvolvimento sustentável e redução da pobreza, em particular dos cidadãos em situação de pobreza extrema, colocando as Pessoas, o Planeta, a Prosperidade, a Paz e as Parcerias no centro da governação.
O foco principal do ODS 1 é a erradicação da pobreza, que é o ponto central para toda a estratégia de desenvolvimento sustentável, assim entre os 244 Indicadores ODS, os governos nacionais têm um compromisso enorme com os indicadores sobre pobreza, em particular o indicador 1.2.1 (Proporção da população que vive abaixo da linha de pobreza nacional) e o indicador 1.2.2 (Índice de Pobreza Multidimensional, que é a proporção de homens, mulheres e crianças de todas as idades que vivem em pobreza em todas as suas dimensões de acordo com as definições nacionais).
De modo geral, um Índice de Pobreza Multidimensional (IPM), complementa os índices de pobreza monetária e permite identificar quem sofre múltiplas privações simultaneamente e conhecer as privações vividas pela população residente em Angola em vários aspectos de suas vidas. É assim que o Índice Multidimensional de Pobreza por Município (IPM-M), mostra as múltiplas privações que afectam a população residente em termos de saúde, educação, qualidade da habitação, emprego para cada um dos 164 municípios de Angola. O objectivo do IPM-M é classificar os municípios para distribuição de recursos públicos de maneira prioritária em função de suas privações.
Esperamos que os resultados deste relatório, ajudem à tomada de decisões integradas baseadas em evidências, na melhoria dos serviços sociais a nível local, no diálogo e decisão sobre a distribuição do Orçamento Geral do Estado, na reflexão sobre as desigualdades entre os contextos urbano e rural, na reflexão sobre as projecções sociais relacionadas ao crescimento da população, na priorização, monitoramento e avaliação da política pública, em benefício da população mais necessitada e do bem mais precioso que Angola possui “os seus habitantes”.
Link Download : Pobreza Multidimensional nos Municípios de Angola, Agosto 2014