Imagem
31
Out

Contas Nacionais Trimestrais, PIB Nominal, II Trimestre 2022

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica pela primeira vez o PIB trimestral corrente calculado na óptica da produção. A metodologia utilizada para calcular o PIB consiste na análise trimestral do valor agregado das diferentes actividades, utilizando os indicadores de volume e valor mais adequados. Os indicadores de valor são geralmente obtidos como resultado da multiplicação dos indicadores de volume correspondentes pelos deflatores mais adequados.

Para as indústrias transformadoras, foi utilizado o índicador de preços mais adequado do IPG (bens) e do IPC (serviços). No que diz respeito á administração pública, o indicador de preços reflete a variação do salário médio calculado a partir de dados muito detalhados sobre remuneração e números de funcionários por instituição. Os serviços de intermediação financeira indiretamente medidos são calculados a preços correntes e preços do ano anterior pelo método usual (aplicando taxas de juros efetivas e SCN aos fluxos deflacionados de empréstimos e depósitos), para posteriormente obter o índice de preços implícito.

Por fim, o PIB nominal trimestral é obtido pela agregação trimestral do resultado dos componentes trimestrais do PIB na óptica da produção a preços correntes.