A demanda do ensino superior tem crescido em todo o mundo e
Angola tem evidenciado ao longo dos últimos anos um significativo crescimento
da população estudantil neste nível de ensino. A recolha e o tratamento de
dados estatísticos no Subsistema de Ensino Superior, incluindo a sua análise e
conclusões, são importantes não só para o Executivo, no que respeita às
políticas para o desenvolvimento do Ensino Superior, mas também para a tomada
de decisões pelos órgãos das Instituições de Ensino Superior (IES), bem como
para o conhecimento de toda a Sociedade.
Com base na recolha de dados fornecidos pelas IES, o
Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) elabora,
anualmente, alguns indicadores que demonstram a evolução do Subsistema de
Ensino Superior, designadamente: I) candidatos inscritos para o exame de acesso
ao ensino superior (processo selectivo de novos estudantes); ii) graduados;
iii) estudantes matriculados nos níveis de graduação e pós- graduação; iv)
bolseiros internos e externos; vi) homologações e reconhecimentos de estudos do
ensino superior; e vii) recursos humanos (docentes, investigadores e técnicos
administrativos).
A disponibilização destes dados estatísticos é parte
integrante do processo de boa governação e é uma contribuição para a sociedade
de informação. Todavia, a sua produção e disponibilização só é possível graças
ao fornecimento dos dados pelas IES, sendo ainda notória falta de informação, o
que requer dos gestores das IES um maior esforço para que, em particular, os
seus pontos focais sejam mais diligentes e oportunos na remessa dos dados
solicitados.
Agradecemos a colaboração de todos os que tornaram possível a produção e divulgação destes dados estatísticos.
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