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Anuário Estatístico do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Junho 2019

A demanda do ensino superior tem crescido em todo o mundo e Angola tem evidenciado ao longo dos últimos anos um significativo crescimento da população estudantil neste nível de ensino. A recolha e o tratamento de dados estatísticos no Subsistema de Ensino Superior, incluindo a sua análise e conclusões, são importantes não só para o Executivo, no que respeita às políticas para o desenvolvimento do Ensino Superior, mas também para a tomada de decisões pelos órgãos das Instituições de Ensino Superior (IES), bem como para o conhecimento de toda a Sociedade.

Com base na recolha de dados fornecidos pelas IES, o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) elabora, anualmente, alguns indicadores que demonstram a evolução do Subsistema de Ensino Superior, designadamente: I) candidatos inscritos para o exame de acesso ao ensino superior (processo selectivo de novos estudantes); ii) graduados; iii) estudantes matriculados nos níveis de graduação e pós- graduação; iv) bolseiros internos e externos; vi) homologações e reconhecimentos de estudos do ensino superior; e vii) recursos humanos (docentes, investigadores e técnicos administrativos).

A disponibilização destes dados estatísticos é parte integrante do processo de boa governação e é uma contribuição para a sociedade de informação. Todavia, a sua produção e disponibilização só é possível graças ao fornecimento dos dados pelas IES, sendo ainda notória falta de informação, o que requer dos gestores das IES um maior esforço para que, em particular, os seus pontos focais sejam mais diligentes e oportunos na remessa dos dados solicitados.

Agradecemos a colaboração de todos os que tornaram possível a produção e divulgação destes dados estatísticos.